2 DICAS PARA CURTIR O FERIADO DE 1° DE MAIO EM UBATUBA FUGINDO DO CONVENCIONAL

O último feriado prolongado do primeiro semestre de 2018 merece uma programação digna de mini férias. Se você vai passar o feriado de 1° de maio em Ubatuba, então este post é pra você.

Ubatuba apesar de ser uma das cidades queridinhas de muitas pessoas que amam praia, ainda é pouco explorada, visto que há mais de 90 praias, sem contar as cachoeiras, rios e atrações culturais. Geralmente quem visita Ubatuba fica no circuito das praias mais conhecidas e de fácil acesso, como Praia Grande, Itamambuca e Félix por exemplo. Mas neste feriado vai ser diferente, iremos dar 2 dicas que fogem ao roteiro turístico tradicional de Ubatuba, para a sua experiência ser inesquecível e enriquecedora.

 

Conheça a Praia do Puruba

Um paraíso escondido que fica na região norte de Ubatuba entre as praias do Prumirim e do Ubatumirim. Para chegar até lá é necessário pegar a BR-101 sentido Rio de Janeiro, o acesso a praia fica na altura do Km 24, seguindo por mais 2km de estrada de terra até a Vila do Puruba.

Antes de chegar na praia do Puruba, já temos uma emoção a mais, pois é necessário atravessar um rio, mas calma que não é a nado e nem tem correnteza. A travessia pode ser feita a pé e geralmente a água chega até o nível da cintura, mas se a maré estiver cheia, fique tranquilo, os caiçaras da vila sempre estão por lá com barquinhos para fazer a travessia.

Foto aérea Praia do Puruba

Se você gosta de praia tranquila e praticamente deserta, vai amar a Praia do Puruba que tem cerca de 1km de extensão de areia branquinha e mar não muito agitado, perfeito para banho, pesca ou mergulho, golfinhos são visitantes assíduos da praia, principalmente pela manhã. O Rio Puruba que margeia a praia é perfeita para a prática de de canoagem e Stand-Up, além de ser uma ótima opção para aquele banho de água doce pós mar.

Se a sua intenção for passar o dia inteiro na praia, leve alimentos e bebidas pois não há muita estrutura de quiosque, principalmente na baixa temporada. E lembre-se de levar uma sacolinha para o lixo, nada de deixar resíduos na praia, ein !

 

Visite o Núcleo Quilombola do Picinguaba

Além de ser o acesso mais fácil para a Ilha das Couves, o Picinguaba também tem um núcleo quilombola cheio de história e cultura, uma ótima oportunidade para conhecer a história do Brasil além dos livros.

Vale muito a pena conhecer a Casa da Farinha que fica na região do Sertão da Fazenda, lá você será recebido pelo mestre quilombola Zé Pedro, o maior perpetuador da cultura negra do núcleo. A fazenda era um antigo engenho de álcool e açúcar, construída por escravos no final do século XVIII, depois de anos abandonada tornou-se a Casa da Farinha, na década de 50, e foi recuperada nos anos 80, aproveitando a grande roda d’água para o aviamento da farinha. Alguns equipamentos da antiga Fazenda Picinguaba permanecem no local e a maioria foi reformada, sendo usados para a fabricação de farinha de mandioca.

Foto: Ecotuba

Se você quiser ter uma experiência mais completa, a Ecotuba, empresa de ecoturismo que é nossa parceira, tem um passeio chamado “A Africa em nós”. Neste passeio você irá viver uma imersão na cultura brasileira de raiz africana nas comunidades quilombolas da região norte de Ubatuba. O roteiro conta com visita aos quilombos de Camburi e do Sertão da Fazenda, cachoeiras, trilhas, casa de farinha, além de acompanhar o preparo de comidas típicas e aprender a ler e interpretar o patrimônio histórico-cultural atual com os Griôs (os mais velhos contadores da história local) e para alegrar a visita, uma roda de jongo coloca todos para dançar no ritmo de origem africana praticado ao som de tambores.

Quer mais dicas para curtir esse feriado prolongado em Ubatuba?

Clique aqui para saber o melhor caminho de São Paulo para Ubatuba.

Confira nossas dicas para comer comidas caiçaras deliciosas.

A Pousada

foto Pousada Jamboo - Ubatuba/SP

 

A Pousada Jamboo iniciou suas atividades em dezembro de 2015, com o objetivo de proporcionar momentos agradáveis, em um ambiente tranquilo que integra os visitantes com a natureza …

 

Continue lendo →

document.hbookSearchboxConfig = { url: ‘https://hbook.hsystem.com.br’, companyId: ‘5a676d1fc19a501e40dd6153’, color: ‘3F3C37’, pin: ‘pin_searchbox_book_calendar.png’, position: ‘right’, positionOffset: 2 }